25 setembro, 2006

FermiLAB

Finalmente o tão esperado Fermilab, depois de 1,5 hora de trânsito no contrafluxo, para andar 30 milhas. Imagine se fosse na direção do fluxo!!
O prédio principal, Wilson Hall, como tudo nos USA, está fechado para visitas por motivo de segurança. Mas um pouco de normas brasileiras de segurança e lá estou eu visitando a ala destinada aos VIP Visitors com direito a uma scort women.
Este é o segundo maior acelerador de partículas pesadas (prótons) do mundo, alcançando uma energia no centro de massa de 2Tev (2.000.000.000.000eV).
Perde apenas para o CERN, que conseguirá 14Tev em 2007.
A finalidade de um acelerador, não é só divertimento (Autorama de gente grande), mas tambem é um instrumento sério para estudar o estrutura da matéria na origem do universo, isto é, quanto mais energia, mais nos aproximamos das condições do momento de origem do universo.
Aplicações em terapia radiológica tambem estão sendo exploradas pelos médicos.
Visite o site: >>> www.fnal.gov

Obrigado ao Prof Sergio e Prof Mercadante, pesquisadores do IFT-Unesp, pela tour ao laboratório, e principalmente pela visita sorrateira ao proibido Centro de Controle de Colisões do Detector D-zero.

À tarde, mais transito até a HTC store, e finalmente a HTC TyTN nas mãos !!!

Jantar no Sorrento com desconto, e fico acordado até às 3:00a.m. na madrugarda fazendo a TyTN mostrar suas habilidades na cama.

[mlfb]

Nenhum comentário: