09 outubro, 2008

Crise de Cegueira

Todos atormentados com a crise...
Dá impressão de surpresa, inesperada e absurda...


Faz-me lembrar os sábados nublados na praia jogando poker esperando a chuva passar.

Cacife de cem reais parece inofensivo.

Mas um dos convidados quebra a banca e todos os jogadores, depois de horas de jogatina.

Alguns parecem surpresos com se não soubessem a priori que poderiam perder, outros procuram explicar porque perderam, os mais dramáticos procuram difundir como uma catástrofe insuperável. Todos lamentam e proclamam a crise do grupo tão enfaticamente que não percebem o desespero do ganhador que não quer ir à balada sem seus amigos, nem gostaria de comer ou beber sozinho. Usando do privilégio de poder negociar, o ganhador convida todos para a balada e divide bebida e comida, fazendo a vida continuar divertidamente fluida e sem paradas desnecessárias. Na viagem de volta, atentos ao tráfego da estrada, ninguém mais lembra do jogo de poker, mas todos juntos tentam descobrir como evitar o caminho mais congestionado.

Para enxergar a crise, basta usar um destes óculos financeiros que quando olhamos um objeto que ainda não foi integralmente quitado, nos faz vê-lo transparente na parte correspondente ao percentual que ainda não foi pago, deixando aparente somente a parte que tenha sido devidamente paga.

Teríamos um mundo quase todo transparente e com muito mais destaque para a natureza e seres humanos.

Poderíamos ainda melhorar nossa visão aplicando às lentes, um filtro de imaginação que eliminaria qualquer aberração resultante da manipulação de nossa mente enfraquecida e iludida pela mídia do "medo de ser infeliz".

Existem vários tipos de lentes que poderiam ser utilizadas, mas tenho certeza que a grande maioria prefere a cegueira da ilusão do virtual, a ter que conviver com o desconforto do mundo real.

Entretanto, seria interessante usar óculos financeiros para ver:

As mulheres andando de roupa velha, evitando comprá-las a prestação.

Quase ninguém teria privacidade em suas casas financiadas, em seus automóveis alienados.

As jóias, bem como os tratamentos dentários seriam vendidas à vista para poder exibi-las sem aquelas transparências constrangedoras.

TV de plasma comprada a prazo não permite ver a cena toda da novela, nem se o jogador estava impedido na partida de futebol.

Passagem comprada a prestação não permite ckeck-in.

Fim da inadimplência, pois ao preencher um cheque sem fundos ele ficaria transparente após assina-lo.

Enfim o mundo seria realmente divertido sem ilusões reais....

[mlfb]

Nenhum comentário: