18 agosto, 2007

ESCUTATÓRIA

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anuciado curso de
escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a
ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai
se matricular.

Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que "não é bastante não
ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter
filosofia nenhuma".

Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas.
Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.

Parafraseio o Alberto Caeiro: "Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que
é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma". Daí a
dificuldade: a gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um
palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a
dizer.

Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e
precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é
muito melhor.

Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de
nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...

[ RUBEM ALVES]

2 comentários:

mmmmmm disse...

Belém,

Infelizmente, terei que concordar com o que este texto diz e me incluir nesta parcela de gente que não sabe ouvir bem. Tenho me esfoçado para mais ouvir do que falar, mas é difícil!
Será que é para não me sentir ínfima perante as outras pessoas, opiniões? Ou será por medo de me acharem assim? Talvez daí apareça, quase que instantaneamente, aquela resposta, aquele comentário que compete com o outro comentário.

mmmmmm disse...

Obs.: A �ltima frase � a melhor! hehehehehehehheehh