28 fevereiro, 2006

Ablação do Menisco

Preparativos pré-cirurgia:
Usar muleta ainda que temporariamente,
é formalizar a degradação do corpo outrora de atleta.
Existe fila para alugar muleta.
Fila que me obriga a perceber
a existência pessoas deficientes
que passam a vida toda sob tutela de alguém.
No colo das mães ou nos braços dos pais.
Sem nenhuma possibilidade de militar a fila desnecessária.
Às vezes, esperar desnecessariamente, é uma oportunidade necessária
Para poder mergulhar na reflexão da vida.

Agora já no centro cirúrgico
Também quero ser agente
Estou cansado de ser paciente.
A anestesia me retira de cena.
Ainda que sonolento, a tecnologia me permite viajar pelas minhas entranhas.
Testemunho o mastigar da trituradora enguia mecânica.
Remexendo, resolvendo e dividindo
arbitrariamente a minha cartilagem degenerada.
Funilaria do esqueleto maltratado de caminhar no futuro.

Já no quarto fica apenas a dor no joelho ‘invadido’.
Aniquilada pelo médico com um simples analgésico.
O desejo de cura do joelho
Que vai controlar a perna,
Que move o corpo,
Que suporta a cabeça.
Que pensa... pensa...pensa e pensa.
E na verdade exala idéias mal digeridas.

Sinto uma fadiga incomoda
Que me faz adormecer.
Estou combalido.

Dia seguinte:
Acordei cansado, com dor, fome
e querendo tomar banho em casa, para lavar a alma.
Coisa de gente doente.

[mlfb]

Um comentário:

Anônimo disse...

A pergunta é: Pq só agora tal reflexição... Pq?! Sera que seu depoimento foi apenas para descrever a cirurgia ou para... Pai você escreve muitooo bem! Quero um dia escrever assim... Logiko que menos gasto pelo tempo, porque espero ter aprendido com seus passos!!!!!!!!!!
Bjos T AMOOO