25 janeiro, 2005

O papel da Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento Nacional

No séc XXI não é mais PIB de uma nação revela seu grau de desempenho.
O Índice de Desenvolvimento Humano tem cada vez mais representatividade e importância na avaliação categórica de uma região. Sabemos que estes dois índices são uma medida inequívoca do desenvolvimento socioeconômico e resultantes diretos do processo de inovação continua dos produtos e serviços.

Por outro lado, no ambiente cultural o setor educacional executa desde os primórdios da civilização um incansável trabalho de reunir, aumentar e organizar de forma rigorosa e racional o conteúdo de um recipiente repositório de conhecimentos básicos em relações objetivas, verificáveis e de valor universal.
A forma ou metodologia de estabelecer este conhecimento é feita através do expediente da pesquisa pura ou aplicada.

Enquanto pesquisa pura, teórica ou experimental está produzindo conhecimento científico - Ciência; mas quando a pesquisa é aplicada, isto se traduz como Tecnologia.



Podemos ver no diagrama uma linha frágil de interação entre o mundo acadêmico (setor educativo) e o setor produtivo, se dá através da ponte entre o conhecimento e a necessidade de inovação. Muitas vezes este processo é catalisado pelo jornalismo de divulgação científica, tão presente na atualidade sensacionalista.
Percebemos então que somente um intenso processo educacional executado de forma constante, e uma ponte de comunicação absolutamente firme e eficaz, poderão transcender o abismo inevitável entre o ritual prático de sobrevivência e a linguagem hermética e pouco coloquial da comunidade acadêmica.

Se o conhecimento contido no repositório não for regularmente transferido para fomentar a inovação, teremos apenas biblioteca cheia de livros não lidos e paginas armazenadas digitalmente aumentando as estatísticas de busca do Google.
Sem Ciência de qualidade que subsidia a produção de tecnologia da inovação, seremos uma nau sem rumo, à deriva.

Parafraseando nosso amigo Roberto Freire:

"Sem inovação, não tem solução".
Ou pior ainda: "Sem solução, não tem nação".

[mlfb]

2 comentários:

Vívian Curitiba disse...

É preciso revolucionar o conhecimento aliado a tecnologia e isso só se faz com investimentos, por parte do poder público, em educação de qualidade, que gere também tecnologia de ponta, através da ciência.

noticias disse...

guaaa!! me encanta el blog, siempre encuentro poemas preciosos